ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 44

ꞌRe tsiptete mono atsimiparidzé hã!

ꞌRe tsiptete mono atsimiparidzé hã!

‘ꞌRe ĩhöimana uꞌötsi mono hã . . . marĩ ĩwẽ hã te te wama ꞌre ĩpitsutu dzaꞌra mono dzéb dzarina . . . tsô ꞌre wanhimipari uꞌötsi dzaꞌra mono da.’ — ROM. 15:13.

DANHOꞌRE 140

O QUE VAMOS VER a

1. E marĩ ĩwẽ Jeová te wama ropitsutu dzaꞌra.

 JEOVÁ nos deu a maravilhosa esperança da vida eterna. Alguns vão ter vida imortal como criaturas espirituais no céu. (1 Cor. 15:50, 53) Mas a maioria das pessoas tem a esperança de viver feliz para sempre na Terra com saúde perfeita. (Apo. 21:3, 4) Nossa esperança é preciosa para nós, não importa se aguardamos viver no céu ou na Terra.

2. E marĩ dzarina hã wanhimiparidzé hã, duré e marĩ wa tsada hã wa te nharĩ dzaꞌra da tahã.

2 Na Bíblia, a palavra “esperança” pode significar “a expectativa de que coisas boas vão acontecer”. Nossa esperança é garantida porque foi Jeová quem prometeu. (Rom. 15:13) Sabemos que ele sempre cumpre o que promete. (Núm. 23:19) Nós estamos convencidos de que Jeová tem tanto o desejo como o poder de realizar tudo o que ele disse que iria fazer. A nossa esperança não é baseada em fantasia ou em pensamento positivo; ela é baseada em fatos.

3. E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã. (Tsõré na Romanos 15:13)

3 Nosso Pai celestial nos ama e quer que confiemos nele. (Leia Salmo 71:5.) Quando confiamos em Jeová e a nossa esperança é forte, encaramos as dificuldades e o futuro com coragem e alegria. Vamos ver como a esperança nos protege. Primeiro, vamos ver em que sentido a esperança é como uma âncora e como um capacete. Depois, vamos ver como podemos fortalecer nossa esperança.

WANHIMIPARIDZÉ UBAꞌRE TÉTÉDZÉM NE HÃ

4. E niha wanhimiparidzé ubaꞌre tétédzém ne hã. (Hebreus 6:19)

4 Na sua carta aos hebreus, o apóstolo Paulo comparou a nossa esperança com uma âncora. (Leia Hebreus 6:19.) Ele costumava viajar de barco e sabia que as âncoras eram usadas para impedir que os barcos ficassem navegando sem rumo. Certa vez, ele estava num navio quando aconteceu uma violenta tempestade; ele viu os marinheiros lançarem as âncoras no mar para evitar que o navio batesse nas rochas. (Atos 27:29, 39-41) Assim como uma âncora, nossa esperança nos mantém firmes e nos impede de nos afastar de Jeová e ficar sem rumo quando passamos por tempos difíceis. Nossa firme esperança nos ajuda a passar pelas tempestades da vida porque temos certeza de que em breve as coisas vão melhorar. Precisamos lembrar que Jesus avisou que seríamos perseguidos. (João 15:20) Meditar na recompensa que temos para o futuro nos ajuda a continuar no rumo certo, servindo lealmente a Jeová.

5. E niha Jesus nhimiparidzé ma tô pawapto te te ꞌwapé wamhã dadöꞌö.

5 Veja como a esperança ajudou Jesus a permanecer leal, mesmo sabendo que enfrentaria uma morte dolorosa. No Pentecostes de 33 depois de Cristo, o apóstolo Pedro citou uma profecia dos Salmos que descreve de modo muito bonito como Jesus estaria calmo e confiante: “Eu viverei em esperança; porque não me deixarás na Sepultura nem permitirás que o teu leal conheça a decomposição . . . Tu me encherás de alegria na tua presença.” (Atos 2:25-28; Sal. 16:8-11) Apesar de saber que ia morrer, Jesus tinha a firme esperança de que Jeová iria ressuscitá-lo e que ele teria a alegria de estar novamente com seu Pai no céu. — Heb. 12:2, 3.

6. E marĩ watsitsãnawã te tinha danhimiparidzém na.

6 Nossa esperança tem ajudado muitos irmãos a perseverar. Veja o exemplo de Leonard Chinn, um irmão leal que viveu na Inglaterra. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi preso por se recusar a fazer parte do exército. Ele ficou dois meses preso numa solitária e depois foi obrigado a fazer trabalhos forçados. Ele escreveu: “O que eu passei deixou bem claro para mim como precisamos da esperança para perseverar. Na Bíblia, temos preciosas promessas e o exemplo de Jesus, dos apóstolos e dos profetas. Tudo isso nos dá uma grande esperança para o futuro e forças para perseverar.” A esperança era como uma âncora para Leonard, e pode ser para nós também.

7. E niha ropire norĩ te dza tsiptete dzaꞌra wanhimiparidzé hã. (Romanos 5:3-5; Tiago 1:12)

7 Quando enfrentamos desafios e vemos como Jeová nos ajuda, percebemos que ele nos aprova. Isso fortalece a nossa esperança. (Leia Romanos 5:3-5; Tiago 1:12.) Assim, a nossa esperança fica mais forte do que quando aprendemos a verdade. Satanás quer que sejamos esmagados pelos nossos desafios, mas com a ajuda de Jeová nós podemos vencer cada um deles.

WANHIMIPARIDZÉ DAꞌRÃDZADZA ĨTETE NE HÃ

8. E niha wanhimiparidzé daꞌrãdzadza ĩtete ne hã. (1 Tessalonicenses 5: 8)

8 A Bíblia também compara a nossa esperança com um capacete. (Leia 1 Tessalonicenses 5:8.) O capacete protege a cabeça do soldado contra os golpes do inimigo. Na nossa luta espiritual, precisamos proteger a mente contra os ataques de Satanás. Ele nos bombardeia com tentações e ideias feitas para contaminar o nosso modo de pensar. Assim como o capacete protege a cabeça do soldado, a nossa esperança protege nossos pensamentos para que consigamos ser leais a Jeová.

9. E marĩ te dza dadzô watobro ꞌre danhimipari mono õ wamhã marĩ ĩwẽ dzô.

9 Nossa esperança de vida eterna nos ajuda a agir com sabedoria e bom senso. Por outro lado, se nossa esperança diminuir e formos influenciados pelos pensamentos e desejos do mundo, a vida eterna pode passar a ser um alvo distante. Veja o que aconteceu com alguns cristãos na antiga cidade de Corinto. Eles perderam a fé numa promessa fundamental de Deus: a esperança da ressurreição. (1 Cor. 15:12) Paulo disse que as pessoas que não têm esperança para o futuro vivem apenas para o presente. (1 Cor. 15:32) Hoje muitas pessoas que não acreditam nas promessas de Deus vivem a vida como se não houvesse amanhã, correndo só atrás de prazeres. Mas nós somos diferentes. Confiamos no que Deus promete para o futuro. Nossa esperança é como um capacete, que protege o nosso modo de pensar e nos ajuda a não pensar só em nós mesmos, o que iria estragar a nossa amizade com Jeová. — 1 Cor. 15:33, 34.

10. E niha wanhimiparidzé te dza waꞌwawi ꞌre tsimapa dzaꞌra wanhimirotsaꞌrata upa norĩ wi.

10 Nossa esperança também pode nos proteger contra a ideia de que nem adianta tentar agradar a Jeová. Alguns talvez pensem: ‘Eu não presto para nada. Nunca vou estar entre aqueles que vão viver para sempre. Nunca vou estar à altura dos padrões de Deus.’ Mas você lembra quem usou um raciocínio similar com Jó? Foi um falso amigo, Elifaz. Ele disse: “Como o homem mortal pode ser puro?” Depois ele disse sobre Deus: “Veja! Ele não confia nos seus santos, e nem mesmo os céus são puros aos seus olhos.” (Jó 15:14, 15) Quanta mentira! Esse tipo de pensamento vem de Satanás. Ele sabe que, se você ficar pensando dessa forma, sua esperança vai enfraquecer. Então rejeite essas mentiras e se concentre nas promessas de Jeová. Nunca duvide que ele quer que você viva para sempre e que vai ajudar você a alcançar esse objetivo. — 1 Tim. 2:3, 4.

ꞌRE TSIPTETE MONO ATSIMIPARIDZÉ HÃ!

11. E marĩ wa, atãma na wa dza ꞌre wahöimana dzaꞌra wanhimipari dzaꞌra ré Jeová ĩtsimiropitsutu norĩ te te ãma uwaimrami da.

11 Nem sempre é fácil manter forte a nossa esperança. Podemos ficar cansados de esperar Deus cumprir suas promessas. Só que precisamos nos lembrar que Jeová é eterno, e a passagem do tempo para ele é diferente da nossa. (2 Ped. 3:8, 9) Ele vai cumprir seu propósito da melhor forma possível, mas talvez não seja do jeito que nós esperamos. O que pode nos ajudar a manter forte a nossa esperança enquanto aguardamos com paciência o tempo de Deus cumprir suas promessas? — Tia. 5:7, 8.

12. Hebreus 11:1, 6 dzarina, e niha wanhimidzadze te dza tsiptete wanhimiparidzé hã.

12 A Bíblia relaciona a esperança com a fé de que Jeová existe e de que ele é “o recompensador dos que o buscam seriamente”. (Leia Hebreus 11:1, 6.) Quanto mais acreditarmos que Jeová é real, maior será a nossa confiança de que ele vai fazer tudo o que prometeu. Sendo assim, vamos manter nossa esperança forte se continuarmos achegados a Jeová, aquele que vai tornar nossa esperança realidade. Vamos ver agora maneiras práticas de fortalecer nossa amizade com Jeová e assim manter forte a nossa esperança.

A oração e a meditação vão manter forte a nossa esperança (Veja os parágrafos 13 a 15.) b

13. E niha wa dza waꞌãwitsi dzaꞌra ni Ropotoꞌwa tẽme.

13 Ore a Jeová e leia a Bíblia. É verdade que não podemos ver a Jeová, mas podemos nos achegar a ele. Podemos falar com ele em oração com a confiança de que ele nos escuta. (Jer. 29:11, 12) E nós podemos ouvir a Deus por ler a Bíblia e meditar nela. Quando lemos sobre como Jeová cuidou de seus servos leais do passado, nossa esperança fica mais forte. Tudo na Bíblia foi escrito “para a nossa instrução, a fim de que, por meio da nossa perseverança e por meio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança”. — Rom. 15:4.

14. E marĩ wa, wẽ di dza, wa te rotsaꞌrata petse dzaꞌra wamhã ropitsutu norĩ na Jeová oto te te ãma ĩꞌuwaimrami hã.

14 Medite em como Jeová já cumpriu suas promessas. Pense no que Deus fez por Abraão e Sara. Eles já estavam bem idosos para ter filhos. Apesar disso, Deus prometeu que eles teriam um filho. (Gên. 18:10) Como Abraão reagiu? A Bíblia diz: “Ele teve fé em que se tornaria pai de muitas nações.” (Rom. 4:18) Embora de um ponto de vista humano aquilo parecesse impossível de acontecer, Abraão tinha certeza que Jeová ia cumprir sua promessa. A confiança daquele homem fiel não foi em vão. (Rom. 4:19-21) Relatos como esse nos ensinam que Jeová sempre cumpre suas promessas, por mais impossíveis que pareçam aos nossos olhos.

15. E marĩ wa, wa dza rotsaꞌrata dzaꞌra ni marĩ ĩwẽ norĩ na Jeová oto te te wama ĩꞌmanharĩ dzaꞌra hã.

15 Pense no que Jeová já fez por você. Pense em como você mesmo já se beneficiou das promessas da Bíblia. Por exemplo, Jesus prometeu que Jeová daria a você o necessário para viver. (Mat. 6:32, 33) Jesus também garantiu que Deus vai dar espírito santo quando você pedir. (Luc. 11:13) E Jeová está cumprindo essas promessas. Provavelmente você consegue lembrar de outras promessas que Jeová está cumprindo no seu caso. Ele promete perdoar, consolar e alimentar você em sentido espiritual. (Mat. 6:14; 24:45; 2 Cor. 1:3) Meditar em tudo que Deus já fez por você vai fortalecer a sua esperança naquilo que ele ainda vai fazer por você no futuro.

ATSIMA ROWẼ NA ATSIMIPARIDZÉM NA

16. E marĩ wa, wanhimiparidzé hã danhibdzari wẽ uptabi di.

16 A nossa esperança de vida eterna é um presente precioso de Deus. Aguardamos com expectativa um futuro maravilhoso, e temos certeza que isso vai acontecer. A nossa esperança age como uma âncora, nos mantendo firmes para que possamos enfrentar desafios, suportar perseguição e até encarar a morte. Ela age como um capacete, protegendo nossos pensamentos para que possamos rejeitar o que é errado e nos apegar ao que é certo. A nossa esperança baseada na Bíblia nos achega mais a Deus e mostra como é grande o amor que ele sente por nós. Vamos ter muitas bênçãos em nossa vida se nossa esperança for firme e forte.

17. E marĩ wa tsada hã watsima rowẽ dzaꞌra da wanhimiparidzém na.

17 O apóstolo Paulo disse o seguinte em sua carta aos romanos: “Alegrem-se na esperança.” (Rom. 12:12) Paulo podia se alegrar porque tinha certeza que, se continuasse leal, teria vida eterna no céu. Nós também podemos nos alegrar em nossa esperança porque não temos dúvida de que Jeová vai cumprir suas promessas. Como o salmista escreveu: “Feliz o homem . . . que deposita a sua esperança em Jeová, seu Deus, . . . Aquele que é sempre fiel.” — Sal. 146:5, 6.

DANHOꞌRE 139

a Jeová nos deu uma esperança maravilhosa para o futuro. Essa esperança alegra a nossa vida e nos ajuda a ver além de nossos problemas. Ela nos dá força para continuar fiéis não importa o que aconteça. E ela nos protege contra sermos enganados por ideias que poderiam contaminar o nosso modo de pensar. Como vamos ver neste estudo, esses são bons motivos para manter forte a nossa esperança.

b IMAGEM: Um capacete protege a cabeça do soldado, e uma âncora mantém o navio firme no seu rumo. Da mesma forma, nossa esperança protege nossos pensamentos e nos mantém firmes em nossas provações. Uma irmã ora com confiança a Jeová. Um irmão medita em como Jeová cumpriu suas promessas a Abraão. Outro irmão pensa em como ele já foi abençoado por Jeová.